Hoje, vou quebrar um pouco o "protocolo" e fazer uma postagem com dois videos históricos da capoeira de São Paulo.
É fato notório que Mestre Paulo Gomes (Centro de Capoeira Ilha de Maré) nada tem a ver com o Grupo Fonte do Gravatá, porém, muito embora eu tenha dado os primeiros passos (bem no começo da década de 80) com o Mestre Sombra (Grupo Senzala de Santos), ele (Mestre Paulo Gomes) foi meu "PAI" na capoeiragem e, como atualmente (já de uns bons anos) tenho a honra de fazer parte do quadro de Mestres da Fonte, uso isso como um LINK, para trazer/criar esta postaem histórica.
Se alguém se incomodar com este tópico (isso não me importa muito) considerem como sendo o tópico da MINHA formatura na capoeiragem... OK?
OK!
Feitas as explicações iniciais, antes dos videos (que é o ponto que mais importa p/a história da capoeira), quero dizer que o título do tópico não é uma provocação aos meus irmãos de Ilha que continuam com um belo trabalho na capoeiragem. Sim, eles mantiveram o espírito do Mestre, sem nenhuma dúvida, tem formado e criado ótimas gerações novas!!! Mas... Esses vídeos mostram a última turma de capoeiristas formados diretamente pelo Mestre Paulo Gomes, que viria a morrer/ser assassinado tempos depois (esse e outros fatos citados acima, serão tema de outros tópicos, com mais aprofundamento, que farei aqui, futuramente, inclusive tratando da grande celêuma a respeito da "primeira academia de São Paulo" AGUARDEM!!)
Ass: Mestre Ribas Machado
Relação de jogos:
(tomando por base o "pé da roda")
- Form. Luisão
Prof. Tassinari
- Form. Panelli
Prof. Jaime
- Prof. Jota
Form. Fernandão
- Form.Ribas (EU)
Prof. Tadeu
- Form. Fernando (Mineiro)
Prof. Marcelão
- Form. DJ
Prof. Jaime
- Form.Cristiano
Prof. Lampião
- Form. Barbosa
Prof. Tadeu
- Form. Marcelo Guerra
Prof. Tadeu
(OBS: Nomeio todos como Formados, pois os videos mostram os jogos "festivos", a formatura mesmo ocorreu ao longo da semana anterior, boa parte dentro da "salinha do Besouro" (que ficava atrás da parede pintada -da para ver a porta aberta, abaixo do desenho do cruzeiro-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário