"Agenor Moreira Sampaio, mais conhecido como Sinhozinho de Ipanema, era paulista, nascido em Santos, em 1891, e tendo falecido em 1962. Dotado de extraordinário vigor físico, destacou-se em várias modalidades esportivas. Embora tenha terminado seus dias em Ipanema, morou muitos anos em S. Cristóvão e em Copacabana.
Aprendeu sua capoeira observando os bambas de sua época, convivendo com os boêmios, com os valentes e os malandros do Rio de então.
(Sinhozinho explica uma técnica a Kim e Hermanny)
Tendo praticado outras formas de luta, como o box e a luta greco-romana, via a capoeira como luta, sem se dedicar a seus aspectos de música, folclore e atividade acrobática. Os capoeiras do Rio de Janeiro usavam sua arte para brigar, enfrentar seus adversários sem nenhum espírito esportivo, antes, frequentemente, em disputa de seus territórios. A navalha e a faca eram seus companheiros constantes, causando ferimentos e mortes ao final das contendas. Provavelmente por isto, a capoeira é pobre em recursos para a luta agarrada e se completava com estas armas.
(com Flávio Maranhão)
Agenor Moreira Sampaio foi um conhecido instrutor de atividades atléticas e lutas que manteve seu centro de instrução em Ipanema durante cerca de duas décadas.
No Clube do Sinhozinho se praticava levantamento de pesos, ginástica em aparelhos, box, capoeira, etc..Existiam, então, muito poucas academias no Rio de Janeiro e a rapaziada de Ipanema tinha aí oportunidade de cuidar do físico e aprender diversas modalidades desportivas.
À noite, os atletas se reuniam nos bares próximos para o papo e as cervejas, daí muitos terem se especializado mais nos chopes do que nas atividades físicas. Mas aqueles que se dedicavam aos treinamentos recebiam atenções especiais do mestre e muitos se tornaram atletas destacados, tendo alguns se orientado para o magistério. Entre os que se exercitaram sob a orientação de Sinhôzinho podemos destacar: Paulo Azeredo, Paulo Amaral, Sílvio M. Padilha, André Jansen, Bruno e Rudolf Hermanny, Luiz Pereira de Aguiar (Cirandinha), Eloy Dutra, Carlos Alberto Petezzoni Salgado, Joaquim Gomes (Kim), Telmo Maia, Tom Jobim, Carlos Madeira, Darke de Mattos, Comandante Max, Paulo Lefevre, Paulo Paiva, Bube Assinger, Wanderley Fernandes (Paraquedas), José Alves (Pernambuco), Roberto Gomes, Bob Onça, Carlos Pimentel, Lucas e Haroldo Cunha, Manoel Simões Lopes, Flávio Maranhão, Carlos Alberto Copacabana, e numerosos outros. Foram gerações sucessivas, daí a dificuldade de citar todos.
A Capoeira de Sinhozinho se aproximava mais da Regional do que da Angola. Selecionados os golpes que lhe pareciam mais eficazes, Sinhozinho impunha a seus alunos um rígido treinamento repetitivo, fazendo-os aplicar os golpes em sacos e bolas, até que alcançassem precisão e eficiência, além de usar artifícios engenhosos para desenvolver suas habilidades. Sem canto ou ritmo marcado, sua capoeira revela, apenas, a face de luta desta atividade. Sacrifica a beleza do som e da imagem na busca de objetividade marcial.
(Clube de Sinhozinho)
POLÊMICA
Muitos apaixonados pela bela capoeira da Terra do Bonfim têm dificuldade em aceitar a Capoeira de Sinhozinho como sendo ¨capoeira¨, devido á falta de música e de ritmo marcado por atabaque, pandeiro e , principalmente, berimbáu.
A ginga, que é a alma da capoeira artística baiana, comanda o jogo de capoeira, mas , num combate real, tem que ser adaptada a esta situação., a fim de evitar a exaustão que apressará a derrota. O mesmo pode ser citado em relação aos lances acrobáticos que enchem os olhos mas têm pouca eficácia para dominar os adversários, além de tornarem seus executores mais vulneráveis.
Muitos apaixonados pela bela capoeira da Terra do Bonfim têm dificuldade em aceitar a Capoeira de Sinhozinho como sendo ¨capoeira¨, devido á falta de música e de ritmo marcado por atabaque, pandeiro e , principalmente, berimbáu.
A ginga, que é a alma da capoeira artística baiana, comanda o jogo de capoeira, mas , num combate real, tem que ser adaptada a esta situação., a fim de evitar a exaustão que apressará a derrota. O mesmo pode ser citado em relação aos lances acrobáticos que enchem os olhos mas têm pouca eficácia para dominar os adversários, além de tornarem seus executores mais vulneráveis.
Qualquer capoeira que se proponha a participar de uma luta de verdade deve fazer uma crítica de seus recursos e selecioná-los à luz de sua eficiência. Logo perceberá que seu repertório ficará mais reduzido e que terá que economizar em sua movimentação. Salvo se seu adversário lhe for muito inferior, quando poderá enfeitar as jogadas.
A capoeira de Sinhozinho era baseada na capoeira das antigas maltas que tanto pertubaram as autoridades do Rio de Janeiro durante longos anos e teve pouca influência das modalidades praticadas ao som do berimbáus ."
A capoeira de Sinhozinho era baseada na capoeira das antigas maltas que tanto pertubaram as autoridades do Rio de Janeiro durante longos anos e teve pouca influência das modalidades praticadas ao som do berimbáus ."
(com Eloy Dutra)
( Textos e fotos retirados -como reforço de registro e homengaem- do site: http://rohermanny.tripod.com/)
OBS: Aos que estranharam este tópico a respeito de um dos grandes nomes da Capoeiragem Carioca, saibam que ele aqui foi postado, primeiro pela necessidade de registro histórico da nossa arte e, segundo, porque, como bem foi frisado acima, Mestre Sinhozinho era Paulista...
OBS: Quem quiser saber mais sobre este grande Mestre, além de visitar o link acima, aconselhamos que busque as obras de André L. Lacé (grande capoeirista, escritor e pesquisador da capoeiragem carioca).
Nenhum comentário:
Postar um comentário